Conheça o HGVJ

Capitaneados pela Unimed Vale do Jaguaribe e Unimed Ceará, os médicos cooperados e outros profissionais da saúde do Vale do Jaguaribe compreenderam haver a necessidade de investir em recursos próprios como forma de oferecer aos clientes Unimed e particulares da região do baixo Jaguaribe uma estrutura hospitalar de nível terciário, uma vez que não existe equipamento dessa envergadura na região.

Foi então maturado o projeto hospitalar de aproximadamente 100 leitos com características de hospital geral, com atendimento de urgência e emergência nas áreas cirúrgica, de traumas e de clínica médica.

Para tanto, de uma maneira inovadora e sem precedentes no Sistema Estadual Unimed, apostamos na parceria e constituímos, uma empresa, de natureza limitada, na qual as Unimeds Ceara e Vale do Jaguaribe detêm 60% das ações e outros investidores possuem 40%. Esse é um novo modelo de negócio que foi gestado dentro do Sistema Estadual Unimed tendo início com o modelo gestão implantado pela Unimed Ceará, com criação de Polos Regionais de Saúde e transformação das pequenas cooperativas de operadoras para prestadoras de saúde, em que os riscos foram diluídos e a participação política das cooperativas mantida.

A empresa constituída tem a denominação de Hospital Geral Vale do Jaguaribe Ltda., nome fantasia de Hospital Unimed Vale do Jaguaribe (HGVJ), a qual fez a aquisição de um antigo terreno na principal avenida de Limoeiro do Norte, a Dom Aureliano Matos, com uma área total de 9 mil m2, adequado para implantarmos o nosso tão sonhado equipamento hospitalar.

Como estratégia para viabilização do projeto final, ele foi desdobrado para ser executado por etapas, estando já em construção a Unidade de Pronto-atendimento, com condições de garantir a vida e estabilizar os pacientes de acordo com as portarias do CFM.

Assim sendo, o pronto-atendimento disporá de serviços de imagem 24h, compreendendo tomografia, raio-x, ultrasonografia, densitometria, mamografia, laboratório, salas de primeiro atendimento ao politraumatizado e sala de cirurgia urgência e emergência, UTU, de consultórios para os atendimentos ambulatoriais das especialidades, entre as quais já estão confirmadas: anestesiologia; clínica médica; cirurgia geral; traumato-ortopedia; cirurgia vascular; urologia; oncologia; cardiologia; pediatria; endoscopia digestiva alta e baixa; fonoaudiologia; nutrição; terapia ocupacional;psicologia,obstetrícia e ginecologia; coloproctologia; psiquiatria; gastroenterologia; otorrinolaringologia, além de 22 leitos para internação.

O pronto-atendimento, que se constituí a primeira etapa do projeto, encontra-se em construção, com previsão de conclusão para abril de 2017. Ele terá uma área construída de 2 mil 600 m quadrados, planejado para dar suporte às situações de urgência e emergência aos nossos clientes do Vale do Jaguaribe e ser referência para uma população-alvo de 370 mil habitantes.

O projeto final está orçado em torno de R $ 28 milhões, os quais estão sendo alocados por meio de recursos próprios dos investidores, além da captação de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil SIA. Nesta primeira fase espera-se investir em torno de 6 milhões.

Concluída a primeira etapa, ela deverá entrar em funcionamento imediatamente, e o restante do projeto seguirá sua construção pelas etapas prioritárias. O HGVJ é visto com grande anseio e expectativa de bom atendimento pela população do Vale do Jaguaribe, uma vez que não existe em nossa região algo semelhante com esses objetivos.

Esta semana ao desencadear este processo seletivo, daremos um grande passo rumo à realização deste sonho coletivo de promoção da saúde do vale do Jaguaribe.

Top